quarta-feira, 19 de maio de 2010

Doenças Auto-Imunes

Existem uma grande variedade de doenças auto-imunes, das quais se destacam:

  • Diabetes: a glicemia é a concentração de glicose no sangue e deve estar, em jejum, compreendida entre 0,8 e 1,0 g/L. A regulação da glicemia deve-se à presença de insulina e de outra hormona, que são produzidas no pâncreas e são segregadas por células endócrinas que se organizam em estruturas, as ilhotas Langerhans, que se destacam do tecido glandular do pâncreas exócrino que segrega as enzimas do suco pancreático. A insulina regula a entrada de glicose nas células do organismo. A maioria das células possui receptores específicos de insulina, a qual entrando na células favorece a penetração da glicose.
  • Artrite reumatóide: caracteriza-se pela destruição da cartilagem articular pelo sistema imunitário. Os processos inflamatórios repetidos vão deformando progressivamente as articulações que, com o tempo, ficam tão rígidas que perdem a mobilidade necessária ao seu funcionamento.
  • Esclerose em placas: é uma doença neurológica que se declara entre os 20 e os 40 anos e que se caracteriza pela destruição focal (“em placas”) de componentes do sistema nervoso. Os sintomas alternam com períodos de remissão. Verificam-se lesões na substância branca dos centros nervosos, devido à destruição da mielina, de axónios e mesmo de células nervosas. Essas lesões são provocadas por linfócitos T ou por mediadores químicos libertados pelo sistema imunitário.

Sem comentários:

Enviar um comentário