domingo, 21 de março de 2010

Etapas da Fagocitose


Leucócitos

Características que explicam as suas potencialidades em intervir em respostas imunitárias:
  • são células que circulam no sangue; adicionalmente, os linfócitos existem na linfa intersticial e na linfa circulante.
  • têm a capacidade de se deformar e penetrar entre as células da parede dos vasos capilares, atravessando essa parede;
  • apresentam à superfície da membrana glicoproteínas específicas que funcionam como receptores.

Principais Grupos de Leucócitos:

  • Fagócitos: células com capacidade fagocitária das quais se destacam os granulócitos (especialmente os neutrófilos) e os monócitos (que se diferenciam em macrófagos).
  • Linfócitos: existem dois tipos principais de linfócitos – linfócitos B e linfócitos T – que actuam de diferente modo na defesa do organismo e distinguem-se pelos receptores membranares que possuem, que lhes permite reconhecer inúmeras moléculas.

Células que intervêm na resposta imunitária



Mecanismos de defesa


Sistema Imunitário

Imunidade: consiste nos diversos processos fisiológicos que permitem ao organismo reconhecer corpos estranhos ou anormais, neutralizá-los e eliminá-los.


As linhas de defesa do organismo são variadas podendo pertencer aos:

  • mecanismos de defesa não específica (imunidade inata): representam uma acção geral de defesa contra corpos estranhos e exprimem-se sempre do mesmo modo, independentemente do tipo de corpo. Incluem uma primeira linha de defesa representada por barreiras físicas e químicas que impedem a entrada de seres estranhos e uma segunda linha que actua após a entrada desses seres.

  • mecanismos de defesa específicos (imunidade adaptativa): envolvem o reconhecimento do agente estranho por células especializadas, reconhecimento esse que resulta da interacção entre moléculas próprias do agente estranho e receptores de membrana presentes nas células imunitárias. Estão também envolvidos na eliminação de células do indivíduo alteradas ou envelhecidas.