sábado, 20 de fevereiro de 2010

Ciclo reprodutor dos vírus e das bactérias

Os Vírus

Os vírus são seres acelulares que possuem:

  • DNA ou por RNA.
  • uma cápside (camada proteica) que possui, por vezes, algumas enzimas e outras proteínas e que rodeia o ácido nucleico.
  • (alguns vírus) invólucro externo semelhante à membrana das células, produzido pela célula hospedeira onde eles se multiplicam.

  • Reprodução dos vírus:

    Os vírus são incapazes de se reproduzirem e de realizarem o metabolismo autonomamente, sendo por isso parasitas intracelulares obrigatórios (só manifestam características virais dentro das células vivas por eles invadidas). Os vírus utilizam a maquinaria metabólica da célula que invadem para se reproduzirem.

    Nos vírus com invólucro membranar e cujo ácido nucleico é ADN:

    • As glicoproteínas do invólucro viral ligam-se a receptores da membrana da célula hospedeira, enquanto o conteúdo penetra no interior.
    • A replicação do DNA viral ocorre dentro do núcleo da célula hospedeira, assim como a transcrição dos respectivos genes.

    • O mRNA viral migra para o citoplasma da célula hospedeira e liga-se a ribossomas da célula que fazem a tradução do mRNA viral e produzem as proteínas do vírus.

    • No citoplasma, o ácido nucleico e as proteínas virais organizam-se espontaneamente, aproximam-se da membrana celular, ficando rodeados por ela, e formam novos vírus que abandonam a célula.

    Os vírus que não possuem o invólucro membranar entram na célula hospedeira por endocitose. Nos vírus constituídos por RNA, o processo de reprodução é mais complexo.

    Vírus e Bactérias

    Os microorganismos causadores de doenças propagam-se, em geral, através da água, do ar ou dos alimentos, por contacto, por espirros, tosse, expectoração, por animais picadores ou através de relações sexuais.

    Os vírus e as bactérias são os agentes que provocam um maior número de doenças infecciosas.

    Sistema imunitário


    O sistema imunitário é o conjunto dos órgãos, tecidos e células implicados na defesa do organismo contra agentes patogénicos e que permite a adaptação ao meio ambiente.

    Os agentes patogénicos são agentes estranhos como bactérias, vírus, fungos e protistas que causam doenças.

    Um agente patogénico pode:
    - ultrapassar diferentes barreiras do organismo e penetrar nos seus tecidos
    - resistir aos esforços do sistema imunitário para o neutralizar e multiplicar-se dentro do hospedeiro
    - destruir diferentes tecidos do hospedeiro