quarta-feira, 5 de maio de 2010

Defesa Específica

Enquanto os mecanismos de defesa não específica actuam, os mecanismos de defesa específica vão sendo mobilizados, interactuando com a primeira e a segunda linha de defesa. Os mecanismos de defesa específica são extremamente eficazes e dirigidos especificamente contra determinados elementos estranhos. A defesa específica constitui a terceira linha de defesa.
Na imunidade específica intervém o sistema linfóide constituído por tecidos e órgãos colectivamente designados por órgãos linfóides e células efectoras, que são os linfócitos.



Órgãos linfóides:


· Órgãos linfóides primários: timo e medula óssea vermelha, onde os linfócitos se diferenciam e atingem a maturação.
· Órgãos linfóides secundários ou periféricos: baço, gânglios linfáticos, amígdalas e um tecido linfático organizado (gânglios linfáticos) que se distribui ao longo do intestino delgado e no apêndice. São locais de desenvolvimento da resposta imunitária.


Antigénios: componentes moleculares estranhos que estimulam uma resposta imunitária específica e que podem ser moléculas livres ou estruturas moleculares que existem na superfície de células.


Numa resposta imunitária específica, as células efectoras são os linfócitos B e os linfócitos T, que se originam na medula óssea vermelha a partir de células precursoras de linfócitos, os linfoblastos, migrando posteriormente, para o timo ou permanecendo na medula óssea.


As células que se diferenciam sob a influência do timo transformam-se em linfócitos T, enquanto os linfócitos B continuam o seu desenvolvimento na medula óssea.
O processo de amadurecimento dos linfócitos resulta na aquisição de diferentes tipos de receptores (moléculas membranares).


Após os linfócitos terem desenvolvido os respectivos receptores, tornam-se células imunocompetentes, capazes de resposta imunitária. Os linfócitos passam depois à corrente sanguínea e a sua maioria migra para os tecidos e órgãos linfóides. No caso de uma resposta inflamatória, os linfócitos podem migrar para o local do processo inflamatório, onde ocorre o contacto como o antigénio.


Característica importante do sistema imunitário: capacidade de memória em relação a substâncias estranhas que invadiram anteriormente o organismo e à quais ele reage rapidamente quando ocorrer nova infecção.




Respostas imunitárias específicas:
· Imunidade mediada por anticorpos ou imunidade humoral
· Imunidade mediada por células ou imunidade celular

Sem comentários:

Enviar um comentário