quarta-feira, 5 de maio de 2010

Memória Imunitária e Vacinação

Quando ocorre uma infecção, os mecanismos de defesa específicos são mobilizados, mas o sistema imunitário reage de diferente modo:

· Resposta imunitária primária: ocorre quando um antigénio entra pela primeira vez no organismo humano e activa os linfócitos capazes de o reconhecer. Traduz-se pelo aumento do número desses linfócitos, que após atingirem um máximo começam a baixar progressivamente. Esses linfócitos proliferam e diferenciam-se em células efectoras e em células de memória.

· Resposta imunitária secundária: surge quando ocorre um novo contacto com o mesmo antigénio e é mais rápida, de maior intensidade e de duração mais longa. As células de memória produzem mais células efectoras e mais células de memória.

As células efectoras sobrevivem apenas alguns dias, mas as células de memória ficam armazenadas nos órgãos linfóides periféricos, vivendo durante muito tempo, por vezes décadas. A memória é específica em relação a cada antigénio, isto é, se um novo antigénio invade o organismo, este desencadeia uma resposta imunitária primária em relação a esse antigénio, produzindo anticorpos para esse antigénio, não produzindo linfócitos B produtores de anticorpos de outro antigénio que tenha invadido anteriormente o organismo.




O princípio da memória imunitária é utilizado na imunização do organismo, recorrendo a vacinas. As vacinas permitem a erradicação, supressão de muitas doenças e infecções graves.


1 comentário:

  1. tempo(dias) Anticorpos
    0 0
    5 10
    10 100
    15 5
    20 1000
    25 10000
    pronto e depois pergunta
    _Nadine_ disse (00:08)
    6.1indica o intervalo de tempo em que ocorreu a vacinaçao
    6.2 indica o interalo de tempo em que ocorreu a invasão do agente patogenico

    _Nadine_ disse (00:09)
    6.3 explica a concentraçao de anticorpos no dia 15
    6.4 explica a concentraçao de anticorpos no dia 25
    é capaz de me responder a isto

    ResponderEliminar