terça-feira, 18 de maio de 2010

Doenças e Desiquilíbrios do Sistema Imunitário

O sistema imunitário pode ter deficiências ou sofrer desregulações. Estas situações tornam o indivíduo muito vulnerável a infecções ou conduzem a reacções violentas contra elementos próprios ou do ambiente normalmente tolerados.
  • Alergias: estados de hipersensibilidade imunitária traduzidos por reacções aberrantes em relação a antigénios específicos (ácaros, pó, pólen, esporos, produtos químicos e produtos alimentares. Podem conduzir a consequências graves, como lesão de tecidos e órgãos. As substâncias que desencadeiam as alergias denominam-se alergénios e são, em regra, substâncias inofensivas presentes no ambiente que se comportam como antigénios normais para a maioria das pessoas. As alergias dividem-se em:

- Hipersensiblidade imediata: forma de alergia mais frequente. Manifesta-se imediatamente após o contacto com o alergénio ao qual o indivíduo ficou sensibilizado.

- Hipersensiblidade tardia: levam mais de 12 horas para se desenvolver, devido a reacções imunitárias mediadas por células, sem intervenção de anticorpos.

  • Doenças Auto-Imunes: Ao dar-se a maturação dos linfócitos T no timo, aqueles que apresentarem uma forte afinidade para os antigénios do próprio indivíduo são eliminados ou ficam inactivados, impedidos de agir. O timo funciona, assim, como um crivo que só deixa passar os linfócitos com pouca ou sem afinidade para os antigénios do próprio indivíduo (auto-antigénios), o que permite tolerância em relação ao próprio (self). Ao ser perturbada esta tolerância, o organismo reage contra os seus próprios componentes, o que provoca a lesão e a alteração das funções dessas células. Exemplos de Doenças Auto-Imunes: Lúpus, Diabetes, Artite Reumatoíde, etc.

  • Imunodefeciências: deficiência de constituintes do sistema imunitário, como linfócitos T (as pessoas sem linfócitos T são muito sensíveis a vírus e a infecções bacterianas intracelulares), linfócitos B (as pessoas ficam sujeitas a infecções extracelulares causadas por bactérias e outros agentes), fagócitos. As imunodefeciências dividem-se em:

- Imunodefeciência Congénita: os indivíduos não possuem linfócitos B nem linfócitos T. Deve-se a um funcionamento anormal da medula óssea. Um excerto de medula óssea compatível pode ser um tratamento eficaz.

-Imunodefeciência Adquirida: caso mais conhecido é o da SIDA. O HIV infecta as células, macrófagos e linfócitos T auxiliares, que possuem receptores sobre os quais o vírus se pode fixar.

Sem comentários:

Enviar um comentário